sábado, 7 de maio de 2016

CINE ÁFRICA



Programação:

7:00 - Abertura

7:10 - Filme: Quanto vale ou é por quilo?
Sinopse: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver. (Fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-110753/).

8:50 - Comentários

9:20 - Debate

9:30 - Filme: Madame Satã

Sinopse: O filme é inspirado na vida de João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã. Malandro, artista transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário, pai adotivo, João Francisco dos Santos passou a maior parte da vida entre as ruas do Rio boêmio e a prisão. O filme é um retraro deste personagem explosivo e complexo. Um personagem apaixonado, guiado por uma grande determinação a sobreviver.

Madame Satã se passa na Lapa, em 1932, no momento em que o sonho de João Francisco - se tornar uma estrela do palco - se transforma em realidade. O filme nos transporta para o cotidiano de João Francisco, seu círculo de amigos e sua intimidade. Um olhar macroscópico em um momento crucial na vida do protagonista. Madame Satã se concentra no período em que João Francisco está prestes a se transformar no mito Madame Satã, nome este tirado de um filme de Cecil B.De Mille, Madam Satan (1930), que João assistiu e pelo qual se apaixonou.

A ação central do filme acontece na pensão decadente onde vive João Francisco, no coração da Lapa, no Rio de Janeiro. É de lá que ele comanda o seu mundo: Laurita, prostituta e "esposa"; Firmina, a pequena filha de Laurita; Tabu, cúmplice e escravo; Renatinho, amante e traidor; e Amador, o proprietário do bar Danúbio Azul, o feudo de João Francisco. (Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessi/madasata.htm).

11:00 - Comentários

11:30 - Debate

12:00 - Encerramento

Madame Satã fala também do surgimento de uma vibrante cultura afro-brasileira que emerge na cidade, nos anos que se seguiram à abolição da escravatura. Uma cultura de resistência que se consolidou numa sociedade que não tinha mais utilidade para os seu antigos escravos - um olhar sobre um momento crucial da diáspora africana no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More